“O dever de cantar louvores a Deus, parece ser designado inteiramente para estimular e expressar sentimentos religiosos. Nenhuma outra razão pode ser atribuída, por que devemos nos expressar a Deus em verso, em vez de em prosa, e fazê-lo com a música, mas apenas, que essa é a nossa natureza e estrutura, que estas coisas têm uma tendência para mover nossos afetos.”– Jonathan Edwards

“Uma canção é um sermão que as pessoas se lembram. As pessoas esquecem um sermão em poucas semanas. Elas se lembram de uma música para sempre. Isso significa que se nós, como líderes de louvor e artistas cristãos estamos desviando as pessoas com as nossas letras, eu acredito que nós temos um monte de pedras de moinho esperando por nós. Canções e arte têm poder, permanência e influência, especialmente no campo da teologia. E provavelmente é um conclusão não declarada, o que influencia a teologia influencia tudo.” – Matt Papa

Na parte I desta série sobre a composição de canções a partir das Escrituras, nós exploramos o poder da música e o poder da Escritura, e porque é importante para os compositores da Igreja escreverem canções que expõem o povo de Deus a mais e mais da sua Palavra poderosa. Mas como exatamente deve um compositor escrever sobre a Bíblia? Abaixo, eu vou explorar três conceitos-chave que precisamos manter em mente a medida que tentamos escrever músicas da Bíblia: a nossa responsabilidade de ser fiel ao texto, a importância de ser criativo, e nossa necessidade de ser comprometido a escrever (e escrever muitas vezes!) a partir das Escrituras.

1. Permaneça fiel ao texto. Aproxime-se do texto como um pregador o faria. Não tenha medo de se sentar com comentários e uma Bíblia de estudo e procurar o significado das palavras no original grego ou hebraico. Use o método de estudo indutivo, certificando-se de observar uma passagem ou história antes de pular para a interpretação ou aplicação. Ore para que o Espírito Santo lhe dê iluminação e compreensão. E depois que uma música estiver concluída, execute-a junto com seu pastor e seus amigos. Lembre-se das advertências que a Bíblia dá àqueles que ensinam, porque – quer você goste ou não – sua música ensinará alguma coisa.

2. Permaneça criativo. É importante lembrar que não estamos falando sobre músicas para memorizar as Escrituras aqui. Há licença criativa para alterar o texto um pouco, e usar melodia que sirva ao significado e ao sentimento da passagem. Divirta-se com dispositivos literários como metáfora, personificação, paradoxo, e até mesmo alegoria. Experimente um ponto de vista diferente. Diga-a em uma forma diferente ou nova, e considere o uso da linguagem moderna ou analogias. Examine a “sensação” e “humor” da passagem e estruture a sua melodia e da canção dinâmica nesse sentido. Quando você estiver “observando” uma passagem, imagine-se como parte da cena (como cheira, como parece, se sente assim?) e escreva a partir dessa lacuna. Quando estiver escrevendo a partir do Antigo Testamento, de forma criativa aluda a forma como a história ou passagem encontra cumprimento em Cristo. Quando estiver escrevendo a partir do Novo, faça um link com o Velho.

3. Permaneça devotado. Eu quero lhe encorajar fortemente a criar o hábito de escrever canções a partir da Escritura. Em 2011, fiz um objetivo de escrever uma canção de cada livro da Bíblia em um ano, e foi um dos anos mais gratificantes e formativos de minha vida. Talvez você possa se juntar a mim e escrever uma música de cada livro da Bíblia em um ou dois anos. Ou, você pode torná-lo como objetivo de escrever uma música de todos os livros do Pentateuco, ou de todos os profetas menores. Talvez você poderia passar um mês escrevendo uma música a cada semana a partir do Evangelho de Mateus. As possibilidades são verdadeiramente infinitas. Talvez alguns de vocês possam até ser chamados para liderar na área de compor a partir da Escritura, da mesma forma que Kevin Twit de Indelible Grace (e muitos outros) têm liderado e continuam a catalisar e edificar o movimento de hinos com melodias refeitas.

Quando você realmente pensa sobre isso, a Bíblia é o sonho de um compositor. Ela está cheia de histórias incríveis e ricas metáforas e linguagem interessante para fazer os “sucos” da sua criatividade fluírem. Há ação e verdade e esperança e drama o suficiente para uma vida inteira de composição. Tudo que você tem a fazer é apenas cavar! A medida que você usa seus dons na música e composições para expor e ensinar a Palavra de Deus, o seu coração será mudado, a Igreja será encorajada, e Deus será glorificado.

Gostaríamos muito de ouvir de você:

Você já escreveu alguma música da Escritura? Como você se equilibra em ficar fiel ao texto e permitindo-se ser criativo? Que meta você pode fazer, a fim de ficar comprometido em escrever fielmente e com criatividade a partir das Escrituras?

Por: Matt Boswell. Copyright © The Gospel Coalition. Website: thegospelcoalition.org. Traduzido com permissão. Fonte: How to Write a Song from Scripture.

Original: Como Compor uma Canção a Partir da Escritura. © Cante as Escrituras. Website: canteasescrituras.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Agnaldo Everton. Revisão: Filipe Castelo Branco.