Cristãos cantam juntos durante reuniões comunitárias de adoração. Colossenses 3:16-17 nos ajuda a entender o porquê. Paulo nos diz que adorar a Deus juntos, na música, tem como objetivo aprofundar as nossas relações de satisfação com o evangelho. Isso acontece de três maneiras (ou três R’s):

1. Cantar nos ajuda a relembrar a Palavra de Deus.

Paulo diz: “A palavra de Cristo habite ricamente em vocês… cantando salmos, hinos e cânticos espirituais”. A “Palavra de Cristo” muito provavelmente significa a palavra sobre Cristo, ou o evangelho. Canções cuja letra expõem a pessoa, obra e a glória de Cristo tendem a ficar conosco por muito tempo depois que esquecemos os pontos principais do sermão.

2. Cantar nos ajuda a responder a graça de Deus.

Já que ninguém sabe ao certo o que “salmos, hinos e cânticos espirituais” significa, então podemos inferir algum tipo de variedade em nosso canto. Não existe um estilo musical singular para captar as glórias múltiplas de Deus ou as respostas adequadas do seu povo.

Também é dito que cantemos com “gratidão em seus corações a Deus”. Cantar é destinada a ser uma atividade de todo o coração. Cantar emoções é um paradoxo. Deus nos deu o canto para combinar verdade objetiva com gratidão, doutrina com devoção e intelecto com emoção.

3. Cantar nos ajuda a refletir a glória de Deus.

Fazendo “tudo no nome do Senhor Jesus”, implica trazer glória a Deus. Adorar a Deus em comunidade glorifica a Ele por, pelo menos, três razões. Em primeiro lugar, expressa a unidade que Cristo nos trouxe com sua morte. Em segundo lugar, porque todas as três pessoas da Trindade cantam (Sofonias 3:17; Hebreus 2:12; Efésios 5:18-19). Por fim, antecipa a música dos céus, quando teremos tempo ilimitado para cantar, com mentes mais claras para a percepção de Deus, e corpos glorificados que não se cansarão.

Adorar a Deus em música não é simplesmente uma boa ideia ou destinado apenas para pessoas musicalmente talentosas. A questão não é: “Será que Deus me deu uma voz?”, mas “Deus me deu uma canção?”

Se você confiar na obra consumada de Cristo, a resposta óbvia é: Sim!

Então, relembre sua Palavra, responda a sua graça e reflita sobre sua glória.

Por: . Copyright © 2011 Desiring God. Original: The Three R’s: Why Christians Sing

Original: Os Três R’s: Por que os Cristãos Cantam. © 2016 Cante as Escrituras. Todos os direitos reservados. Website: CanteAsEscrituras.com.br. Tradução: Thiago Holanda. Revisão: Filipe Castelo Branco.