Algumas semanas atrás, eu e minha esposa saímos para comer em um encontro. De repente, decidimos sair e ir assistir um filme também. Simples assim. Sem preparação, apenas decidimos e fomos. A falta de preparação não ofereceu nenhuma barreira em o quanto aproveitamos o filme. Afinal de contas, só queríamos ser entretidos.

Infelizmente, nós podemos costumeiramente lidar com a reunião de Domingo da mesma maneira.

Como você se prepara para se encontrar com sua família da igreja? A sua preparação é limitada a freneticamente juntar suas crianças,  lanches e fraldas? Você passa tempo tentando convencer você que é melhor ir que ficar dormindo? Ou talvez você nem mesmo pense em se preparar, por isso ser apenas outra rotina que você desenvolveu?

O como nos preparamos para nossas reuniões de Domingo é algo diretamente relacionado com o quanto nos beneficiamos com nosso tempo juntos.

Dois Erros Comuns

Aqui estão dois erros que podemos cometer.

De vez em quando, podemos nos preparar como espectadores. Chegamos principalmente para assistir, não para participar. É como eu me preparando para assistir um evento de esporte. Além de me certificar de que não vou usar a cor do time rival, não me preparo muito. Eu prevejo o evento, mas, em essência, meu comportamento em ir a um evento de esporte é: “Me entretenha! Mexa comigo! Me mostre algo espetacular!”. Ou se você é um fã leal de um time desastroso, como eu sou, seria algo do tipo “Me faça sofrer!”.

Nós podemos nos comportar da mesma maneira quanto as nossas reuniões de Domingo. Chegamos com a expectativa, falada ou assimilada, de que todos os outros devem se certificar de nos proporcionar uma boa experiência. Preciso que alguém tome conta dos meus filhos. Preciso que as pessoas sejam atenciosas comigo. Preciso que a música seja de uma maneira específica. Preciso que o pregador acabe a pregação na hora marcada para que eu possa prosseguir com a minha vida. E quanto a Jesus? Com alguma esperança, ele aparece pelo seu Espírito para que eu venha a ter uma experiência espiritual e emocional que me dê animo para a semana. Nos portamos como espectadores, esperando para ser servidos.

Alguns de nós nos preparamos para nossa reunião de Domingo como trabalhadores. Isso é o que eu cotidianamente enfrento tendo a profissão de pastor. Mas isso não se limita a quem é pastor. Você pode servir na sua igreja no ministério infantil, como porteiro, organizando o templo, cumprimentando na entrada, etc. Nos preparamos tal como para o trabalho (e para alguns é realmente trabalho). Fazemos uma lista de tudo que temos de fazer. Nos certificamos de sair na hora marcada. Nossa mente é preenchida de logística e de detalhes. Nós lembramos a nós mesmos a importância dessa função.

Se preparar para ir a igreja se torna uma cobrança daquilo que temos de fazer mais do que uma alegria prévia esperando como Deus virá ao nosso encontro. Talvez nossos ajuntamentos se tornem um lugar de onde tiramos o nosso senso de significância e valor próprio a partir das formas que servimos, ao invés de uma oportunidade privilegiada de estar com a nossa família. E aí, já fez algo parecido? Eu já.

Portanto, como devemos nos preparar?

Se Prepare para Receber

Toda vez que nos reunimos como igreja, Deus fala conosco quando sua palavra é pregada, cantada, lida e estudada. Escutar de Deus é algo grandioso e glorioso. Apenas leia Êxodo 19-20. Ver Deus por quem ele é, ser inundado por sua magnitude e santidade, sentir a sua presença, ver seu amor e misericórdia sem medidas, encontrar com o que deve fazer nossos corações tremerem. Através de Jesus, podemos corajosamente nos achegar e receber (Hebreus 10:19-22), mas confiança não implica em causalidade. Se prepare no ato de pedir a Deus que você receba a revelação dele com gratidão e humildade.

Se Prepare para Responder

Quando Deus se revela a nós, coisas acontecem. Ter uma experiência com Deus nos leva a responder (Isaias 6:8). Ao invés de ficarmos como um espectador ou um participante passivo, nossos corações são movidos a adoração pois nós temos visto novamente a beleza, grandeza, santidade, misericórdia e amor do nosso Deus. Cantamos a ele, confessamos nossos pecados, recebemos sua palavra pregada, nos comungamos e oferecemos nossos recursos, tudo em uma resposta agradecida em ver quem Deus é e o que ele fez por nós em Jesus.

Se prepare para esse Domingo pedindo que Deus o ajude a responder corretamente a ele.

Se Prepare para Edificar Outros

Nosso louvor não para com o fim da música ou quando o pregador diz “Amém”. Ele continua quando nos cumprimentamos, encorajamos, servimos, oramos, exortamos e nos preocupamos com o outro. Deus escolheu usar pessoas para edificar o seu corpo (1 Coríntios 14:26). Você e eu. Isso não é maravilhoso?

Você vai a igreja esperando que Deus te use? Isso pode ser quando você serve de forma prática, pode ser quando você tira alguns minutos para orar por um amigo, ao cumprimentar uma pessoa nova ou ao encorajar uma criança. Você tem um papel a assumir. Nesse domingo se prepare para se ajuntar com sua família da igreja ao pedir que Deus venha lhe usar a para edificar a igreja.

Então, como você se prepara para ir a igreja? Esse Domingo venha pronto para se encontrar com Deus e responder a ele em alegre e grato louvor com seu coração e vida.

Por: Jordan Kauflin. Copyright © 2014 Desiring God. Original: How Do You Prepare for Sunday?

Tradução: Anderson Oliveira. Revisão: Filipe Castelo Branco. © 2016 Cante as Escrituras. Original: Como Você se Prepara para o Domingo?

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.