Davi escreve em Salmos 34.3: “Engrandecei o SENHOR comigo, e todos, à uma, lhe exaltemos o nome. ”Esse verso tem muito a ensinar àqueles que desejam liderar a adoração congregacional.

Em primeiro lugar, Davi diz “Engrandecei o Senhor”. A adoração deve ser centrada em Deus e deve magnificar a Deus.

Sobre a palavra “magnificar”, John Piper escreve:

Há dois tipos de magnificação: a magnificação do microscópio e a magnificação do telescópio. A primeira faz com que uma coisa pequena pareça maior do que realmente é. A segunda faz com que uma coisa grande comece a parecer tão grande quanto ela realmente é.

Em segundo lugar, ele diz “Engrandecei o Senhor comigo”. Davi está dando o exemplo de como a adoração a Deus parece. Ele está dando o tom. Um líder de louvor na verdade… adora a Deus. Em meio aos deveres de direcionar músicos, liderar porções de um culto, pensar sobre as transições, lembrar-se de detalhes e todos os outros deveres de um líder de louvor, há um dever que está acima de todos os outros, que é simplesmente adorar a Deus.

Em terceiro lugar, ele diz “…e todos, à uma, lhe exaltemos o nome. ” A adoração de Davi é convidativa. Ela convida outras pessoas a adorarem. Ele não está adorando a Deus de uma maneira que ninguém mais possa participar. Muito pelo contrário. Seu coração pede que a congregação se junte a ele para exaltar o nome do SENHOR.

Esse é um modelo de liderança efetiva de louvor, que resulta na fomentação e promoção da adoração congregacional. Vemos com Davi que a adoração deve ser centrada em Deus, que os líderes de louvor devem realmente adorar e que os líderes de louvor devem convidar outras pessoas a se juntarem a eles.Em sua essência, a liderança efetiva de louvor é simples assim.

O trabalho mais complicado de um líder de louvor é convencer as outras pessoas da plataforma com ele ou ela de que eles também são líderes de louvor. Quando os membros de um coral, e a banda, e os pastores e a equipe técnica se veem como líderes de louvor, e demonstram um coração como o de Davi, então a congregação se vê cada vez mais atraída a exaltar a grandeza de Deus.

Que possamos abordar nossos papéis de liderança de louvor com esse coração: ver nossas congregações magnificando e exaltando a Deus juntos. Ajuda-nos, Espírito Santo!

Por: Jamie Brown. Copyright © 2016 Worthily Magnify. Original: Magnify the Lord With me

Tradução: Milton Fernandes. Revisão: Filipe Castelo Branco. © 2016 Cante as Escrituras. Original: Engrandecei o Senhor Comigo

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

comentário(s)