Pensamentos provocadores de Jared Wilson:

O argumento é o seguinte: Os hinos estão desatualizados. Ninguém mais gosta deles, ninguém sabe o significado dessas palavras arcaicas, ninguém canta mais essa melodias. Portanto, a solução é acabar com os hinos e cantar apenas músicas contemporâneas.

Mas eu não acho que a razão pela qual os hinos caíram no desgosto foi pela velhice. Eu acho que é porque a nossa pregação ficou diferente.

Os grandes escritores de hinos poderiam nos contar a história do evangelho com as palavras do evangelho de maneira muito sólida. Mas a pregação ao longo do tempo tornou-se histórias moralistas com palavras de psicologia pop. Nós paramos de dar contexto aos hinos. Cantávamos “Oh quão maravilhoso, Oh quão maravilhoso é o amor de meu Salvador para mim!”, mas há muito tempo que nossos pregadores deixaram de se maravilhar e se questionar sobre a Cruz, por isso que as canções não fazem sentido emocional. Então os hinos pararam de ressoar em nós em um nível espiritual.

Todos os bons hinos declaram o evangelho e assumem o contexto do evangelho. Eu suspeito que os hinos não ressoam mais nas pessoas porque as pregações não ressoam mais o evangelho.

HT: Z

Aqui está um trecho de 2007 que você pode gostar chamada “In Praise of Hymns.”:

Religião, não me atormente. Para a insistência de Richard Dawkins e seu tipo de que ‘Deus é um delírio’, eu retruco com o sábio William Cowper que advertiu: “A incredulidade cega certamente está errada.”

E:

O fato é que os novos hinos, do final do século 20, não mexem em qualquer emoção profunda em mim. Eles podem fazer as pessoas se sentirem confortáveis e sua reverberação, geralmente, leva a um aumento nos níveis de decibéis, mas eles procuram se conectar a terra em vez do céu, pregando um evangelho que não olha para além da simpatia, familiaridade e desenvolvimento social.

Eles não ministram respeito e admiração – a parte do cristianismo que excede todo o entendimento, o puro mistério.

Por: Thabiti Anyabwile. Copyright © 2010 The Gospel Coalition. Original: Why Did Hymns Go Out of Style?

Tradução: Thiago Holanda. Revisão: Filipe Castelo Branco. © 2016 Cante as Escrituras. Original: Por Que os Hinos Saem de Moda?

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.