É bíblico tocar shofar no culto?

Transcrição:

O shofar era uma espécie de corneta ou trombeta feita de chifre de carneiro e que era usada pra convocar a congregação de Israel para as grandes celebrações no Antigo Testamento. Então, fazia parte do culto do Antigo Testamento, como também fazia parte do culto do Antigo Testamento rituais e cerimoniais como sacrifícios de animais, oferta de cereais, a queima de incenso, o sacerdote portando estola sacerdotal, a presença do candelabro, a entrada da arca da aliança. Enfim, uma serie de outros rituais que fazem parte da dispensação levítica cerimonial do culto do Antigo Testamento.

Todas essas coisas eram simbólicas e tipológicas, elas apontavam para o Senhor Jesus Cristo. Tudo do Antigo Testamento, o tabernáculo, o shofar, o altar, o candelabro, os sacrifícios, os animais, tudo eram tipos da pessoa de Cristo, do sacrifício que ele fez na cruz do Calvário. Portanto, de acordo com a carta aos Romanos, carta aos Hebreus, carta aos Gálatas, carta aos Colossenses, de acordo com tudo que o apóstolo Paulo escreveu que estão no Novo Testamento, essas coisas se cumpriram em Cristo. Cristo é o fim da lei para todo aquele que crê, diz o apóstolo Paulo em Romanos capítulo 10. Particularmente, a carta aos Hebreus se refere ao culto do Antigo Testamento como sendo sombra, tipo, rudimento, passageiro, promessa, e agora com a vinda de Cristo, esses tipos, promessas e figuras se cumpriram. Portanto, não faz o menor sentido um culto evangélico centrado na pessoa de Cristo que se toque shofar, que se traga arca, que alguém se vista de rabino, que traga candelabro, que fale do púlpito como sendo o altar, que fale dessa questão de sacrifício. Isso não tem nada a ver e faz parte da dispensação do Antigo Testamento.

O culto evangélico, em espírito e em verdade, ele é centrado na palavra de Deus, ele é despojado de representações. As únicas representações autorizadas são a Ceia do Senhor e o Batismo, e dessa forma então, o foco sempre é a pessoa de Jesus Cristo e o que Ele fez por nós na Cruz do Calvário. Portanto, o shofar, não.

O canal Perguntar Não Ofende é um projeto coordenado e produzido pelo ministério de jovens da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, onde é trazido respostas bíblicas sobre dúvidas teológicas, do cotidiano e atualidades.

Por: Augustus Nicodemus. Copyright © 2016 Perguntar Não Ofende. Original: É bíblico tocar shofar no culto?

Transcrição: Ana Caroline Pinto. Revisão: Filipe Castelo Branco. © 2016 Cante as Escrituras. Original: É bíblico tocar shofar no culto?

Este post é uma parceria do blog Cante as Escrituras com o canal Perguntar Não Ofende.

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.