Por que cantar o Evangelho?

Não sei o que você pensa sobre essa pergunta, mas me parece que isso é extremamente importante para Deus. Vejamos o que nos diz Colossenses 3:16,

“Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.” (NVI)

Por quê manter a palavra de Cristo em nossas canções?

Nos últimos anos escutei uma infinidade de canções que falam de tudo menos da Palavra e da obra redentora de Cristo na Cruz. Não é necessário entrar em detalhes acerca das canções que hoje em dia corrompem o perfeito evangelho nas igrejas. Mas podemos sim ver os efeitos que tem as canções cujas letras não expõem claramente as boas novas de Cristo. Canções que não expõem sua santidade, sua misericórdia, seu poder para salvar, sua vitória sobre a morte e o pecado, nossa adoção por meio de Jesus Cristo e nossa resposta em adoração, entre outras coisas. Estas são canções que não levam ao arrependimento nem a uma dependência total de Deus. A única coisa que tem poder para mudar corações é a palavra de Cristo! Por isso que cantamos sobre o Evangelho em nossas canções.

Voltemos à pergunta inicial: por que cantar o Evangelho?

Nós vivemos em um mundo caído e, por isso, precisamos lembrar constantemente algo que com frequência nos esquecemos: O Evangelho. Quando vêm as dificuldades nos esquecemos de quem é nosso sustento. Quando pecamos nos sentimos condenados como se o sacrifício de Jesus não fosse suficiente para o perdão dos nossos pecados. E quando vai tudo bem, nos esquecemos a quem devemos dar graças por nossa saúde, provisão, etc. Colocamos nossa fé facilmente em nossas obras e em tudo o mais, menos em Jesus. Volto a enfatizar que devemos cantar canções centradas no Evangelho, pois queremos nos lembrar constantemente da glória de Deus, seu poder para salvar, sua graça em nossas vidas, suas promessas e também que Jesus Cristo virá para nos buscar!

Essas verdades nos ajudarão nos tempos difíceis a ficarmos firmes nas promessas de Deus. Quando as canções que cantamos não nos ensinam o Evangelho, temos um grande problema: não temos as ferramentas para vencer o pecado.

Outra razão pela qual devemos cantar o Evangelho é porque isso é o que vamos fazer por toda a eternidade. Quando olhamos para o livro de Apocalipse, vemos que adoraremos em grande voz com as palavras “Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor!” (Apocalipse 5:12, NVI). Cantamos o Evangelho aqui e continuaremos a cantar lá. Então, isso é de certa forma um ensaio ou uma prefiguração do que está por vir.

Conclusão

Se você escreve canções para a igreja, lhe encorajo a pensar no que está fazendo. O ato de escrever canções para a igreja é um labor pastoral, já que se está cuidando da congregação a partir das letras que se escreve. Não escreva canções até que estude a Palavra de Deus, pois se você não conhece a Deus suas canções serão estéreis. Lembre que o evangelho é completo e que não há nada que nós possamos adicionar ou retirar para fazê-lo melhor. Se você não escreve canções, mas é encarregado da escolha das canções da sua igreja, isto se aplica a você também. As canções que cantamos formam nossas crenças e nossa fé. A América Latina precisa de canções bíblicas que acompanhem a pregação expositiva. Muita gente dá mais importância a músicas e estilos que na verdade são da moda ou cantam canções de artistas famosos, mas se esquecem que o mandato claro de Deus na Bíblia não é sobre como tocar músicas ou qual artista seguir, mas é sobre que tema devemos cantar nas canções, que sempre deve ser o Evangelho. Cantemos canções que dêem toda a glória aquele que merece toda a glória: Jesus Cristo.

Para Deus, o importante é Seu povo redimido. Por isso Ele nos ordena a manter a palavra de Cristo (O Evangelho) como central em nossa adoração. Se não mantermos o evangelho como central, as pessoas serão influenciadas pela música e esse efeito será negativo. Mas quando cantamos o evangelho, e as pessoas compreendem a graça de Deus, elas vão ser edificadas e transformadas para a glória de Deus.

“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente…”

Por: Mauricio Velarde. Copyright © 2014 Soldados de Jesucristo. Original: ¿Por qué cantar el Evangelio?

Tradução: Anderson Oliveira. Revisão: Filipe Castelo Branco. © 2017 Cante as Escrituras. Original: Por que cantar o Evangelho?

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.