A banda Dort iniciou sua jornada no ano de 2013 com dois principais objetivos: exaltar o SER e a Obra de Deus no mundo e na vida do Cristão; e servir à Igreja de Cristo através da composição de músicas Cristocêntricas e de qualidade. A proposta é integrar a pureza da gloriosa mensagem do evangelho à beleza da arte musical, produzindo músicas relevantes e de alcance contemporâneo, mas sem abrir mão da fidelidade às Escrituras.

A banda é de Brasília-DF e composta por membros da Igreja Presbiteriana do Brasil: Davi Peres (vocal), Hiéracles Ribeiro (Guitarra). Rodrigo Macedo (Guitarra e Violão), Jônathas Assunção (Teclado), Marcel Argôlo (Bateria) e Davi Assunção (Baixo).

Após lançamento de dois singles em 2015 (Sola Gratia e Não há um Sequer), a banda finalizou em junho de 2017 o seu primeiro EP, cujo título é “500”, uma singela homenagem aos 500 anos da Reforma Protestante. O projeto foi idealizado desde a formação da banda em 2013 e o objetivo original foi produzir músicas alusivas aos cinco Solas da Reforma. O trabalho foi concluído com músicas que abrangem diretamente quatro dos Solas, sendo que o princípio “Soli Deo Glória” , além de ser a finalidade máxima do EP, é o fio condutor da obra.

O álbum é um misto de canções de cunho mais congregacional com alguns outros louvores. O estilo musical predominante é o rock/pop rock, expresso de modo marcante nas músicas “Sola Gratia”, “Não há um Sequer” e “Solus Christus”, mas também há alguns traços melódicos e harmônicos nas demais canções que apontam para influências do pop, blues, funk e até mesmo da música popular brasileira (consagrada na utilização do cavaco na canção “Credo”).

Quanto à letra, todas as músicas foram inspiradas diretamente de textos clássicos das Escrituras, vários deles fundamentais para a elaboração dos princípios basilares da fé pelos reformadores, como pode ser ilustrado nas seguintes músicas:

  • Sola Fide: baseada em Efésios 2.8-9;
  • Não há um Sequer: baseada no Salmo 14; Romanos 3:10,11 e Efésios 2:1
  • Tua Lei: baseada no Salmo 119.92-97

Você pode ouvir o álbum completo nos seguintes links:
Spotify | iTunes | Google Play | Youtube

No dia 2 de Setembro, ás 20h, no auditório do Colégio Presbiteriano Mackenzie em Brasília, ocorrerá o show de lançamento do EP ”500”. A entrada é gratuita! Clique aqui para saber mais.

Por: Filipe Castelo Branco. Copyright © 2017 Cante as Escrituras. Todos os direitos reservados. Website: CanteAsEscrituras.com.br. Original: Banda Dort: Cantando a Fé Reformada | Indicação