Lembro-me de anos atrás, nosso filho mais velho descobriu algo. Ele notou o efeito positivo da música em sua mãe. No decorrer de alguns dos dias difíceis que acompanham a vida, ele colocava certos tipos de música enquanto andavam de carro. Ele notou que poderia encorajar, animar e fazê-la sorrir com algumas canções. Quando habilmente escolhida, a música pode ter um efeito muito positivo sobre nós. Que grande descoberta para um pequeno e carinhoso filho!

As promessas de Deus podem fazer algo semelhante. De fato, elas devem se prender em nossas mentes e instruir nossos corações. Elas devem ser nossa meditação, nosso alimento, nossa direção. Como uma canção familiar com uma melodia cativante ou letras significativas, as promessas de Deus devem se prender em nossa cabeça.

A exposição a elas afogará a música de fundo deste mundo, as pressões e apertos da vida, e assim, Deus e a sua glória ocuparão o lugar central.

Um peregrino cansado é encorajado

Um incidente onde as promessas de Deus ajudam a encorajar um homem desencorajado é a história de Jacó deixando Labão. Em Gênesis 32, Jacó está voltando para a terra de Canaã. E ele está saindo com as circunstâncias a seu favor. Labão tinha tratado Jacó como um escravo e não como um membro de sua família. Mas Deus interveio e terminou abruptamente os maus tratos. É como se a porta de uma cela fosse destrancada e ele fosse liberto. Agora viajando com uma grande família, grande quantidade de animais, e as promessas de Deus recém-pressionadas no bolso do peito, você pode dizer que ele tem ânimo em seus passos.

Mas em seguida Jacó é saudado por anjos (Gênesis 32:1-2). Os anjos são importantes na vida de Jacó. Em Gênesis 31 (v.11-13) foram os anjos que informaram a Jacó que Deus o abençoaria, apesar da duplicidade de Labão, e por causa de suas promessas para ele. Isso apontou para a maravilhosa cena no capítulo 28, em Betel, onde Deus prometeu levar Jacó de volta à terra prometida e usá-lo para expandir as bênçãos da aliança.

Então, esses anjos são estratégicos. Eles estão ali para reassegurar Jacó que Deus cumprirá suas promessas. Deus é com Jacó e ele é para Jacó. É semelhante a ter uma música presa na sua cabeça. Ver os anjos lembrando novamente a Jacó da canção de promessa do capítulo 28. E, como qualquer música que seja significativa para você, ela viaja com você e é colorida por suas próprias experiências. Esta canção de promessa é colorida pela evidente intervenção de Deus na vida de Jacó, para abundantemente abençoá-lo e resgatá-lo de seu tio opressivo Labão.

Nós temos trabalho a fazer

Obviamente, não aprendemos e conhecemos as promessas de Deus por osmose. Nós temos que trabalhar com elas.

Temos que nos expor intencionalmente à Palavra de Deus, na leitura e meditação da Bíblia. Esta é a fonte das promessas de Deus.

Devemos priorizar o culto de Domingo para ouvirmos a pregação da Palavra de Deus. Nele nós celebramos a verdade das duradouras promessas de Deus, juntos, como uma comunidade da aliança.

Você precisa deixar as promessas de Deus presas em sua mente para que elas te animem e encorajem durante seu dia.

Quão familiar você é com as promessas de Deus?

Você tem referências bíblicos e conteúdo das Escrituras para consultar?

Você está preenchendo sua mente com a Palavra de Deus?

Nós somos destinados a lidar com o desânimo, ansiedade, amargura e medo na vida com as promessas verdadeiras e duradouras de Deus. Ao nos dirigirmos a Deus e a sua Palavra, somos instruídos e revigorados.

Para conseguirmos prender uma música em nossa cabeça, precisamos estar expostos a ela. Nós precisamos ouvi-la. Assim é também com as promessas de Deus. Gaste tempo com a Palavra de Deus. Medite sobre ela. Conheça, ame e almeje as promessas de Deus. Elas com certeza irão lhe animar e encorajar.

Por: Erik Raymond. Copyright © 2017 The Gospel Coalition. Fonte: God’s Promises Are Music to Our Souls.

Original: As promessas de Deus são música para nossas almas. © 2017 Cante as Escrituras. Website: CanteAsEscrituras.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Daniel Pasquini. Revisão: Filipe Castelo Branco.