Transcrição do vídeo:
Isso depende muito do estágio da vida em que você está. Eu diria algo diferente a alguém solteiro do que diria a um casal com três filhos pequenos. Agora estou em um período em que nossas filhas cresceram. Temos duas filhas crescidas que vivem conosco, mas é bem diferente. Mas, em geral, penso que devemos construir um senso de expectativa, pois não vamos nos encontrar não só uns com os outros, mas com Deus. E isso é algo fantástico! Não há “domingos normais” em que apenas nos encontramos.
Então há um senso de fé e de expectativa. Eu penso que isso se desenvolve com um certo tempo, ao ler a Palavra de Deus e ao ver quantas vezes Deus convocou seu povo a se reunir e se encontrar com Ele para lembrá-los de suas promessas e serem fortalecidos.
Ao considerarmos 1 Coríntios 12 a 14, onde Paulo fala sobre os cultos, e como o Espírito concede dons espirituais, vemos que Deus provê uma variedade de atividades e dons no culto para fortalecer o corpo. Então, eu quero ser fortalecido! E isso edifica minha expectativa para tal. Também há coisas práticas que é possível fazer. Por exemplo, se você tem a tendência de dormir no sermão, durma mais cedo no sábado!
É incrível como muitas vezes nós fazemos algo até tarde no sábado, e é uma luta para se levantar no domingo de manhã, nos atrasamos, e não participamos da forma apropriada porque não estamos preparados. Não esperamos muita coisa. Achamos que a alegria e as coisas boas aconteceram antes do domingo, quando, na verdade, para um cristão os domingos são, talvez, a parte mais importante e significativa da semana. Então dormir cedo pode ajudar. Se você possui filhos pequenos, prepare-os antes de sair de casa. Sabe, coisas como “Cadê os sapatos? Cadê o prendedor de cabelo? Coloque logo sua camisa!” Deixam para ver isso na hora de sair, e isso simplesmente não permite estar preparado ao chegar lá.
Penso que o mais importante é: Tenha o objetivo de chegar ao culto uns 15 minutos antes de começar, ao invés de, se o culto começa às 10h, chegar às 10h. Veja os casamentos, por exemplo. Ninguém quer se atrasar para um casamento. É vergonhoso. As portas estarão fechadas, talvez você nem entre. Seria bom fazer isso aos domingos! Acho até que algumas igrejas fazem isso. Mas se pensássemos no encontro dominical dessa forma, em que queremos chegar cedo pois muita coisa acontece nesse tempo. Todos os dons espirituais estão operando antes mesmo do culto começar! Por que eu não iria querer estar lá participando e sendo usado por Deus servindo a outros, bem como ser encorajado e fortalecido pelos irmãos? São algumas considerações sobre isso.
Por: Bob Kauflin. © Desiring God Foundation. Traduzido com permissão. Fonte: How to Prepare for Corporate Worship.