Dizem que a música é uma mistura de matemática com emoção. Matemática pela cadência, ritmo e combinação de velocidades; emoção por tornar essa cadência algo agradável e prazeroso de se ouvir. E concordando com isso, acrescento ainda que na igreja ela também deve ter Cristo no centro de tudo.
Esta música consegue nos trazer esse importante tripé, pois além de bíblica, consegue tocar em pontos sensíveis a todos nós.
Abriu o mar
Parou o sol
E o universo com Ele insiste em brilhar
E se a noite me alcançar
Me lembrarei
Ela é recheada de referências da Escritura, como no caso de Moisés e a abertura do mar (Êxodo 14), o acontecimento referente ao sol parar em Josué 10, viver n’Ele e para Ele (Romanos 11) e demais questões que permeiam toda a Bíblia Sagrada.
O Teu amor me fez novo
Oh Rei da glória
Onde está o que possa de Ti me separar?
Não há nada
Há também várias frases que nos chamam a atenção, como O Teu amor me fez novo e Deus é mais forte que a morte. São questões muito conhecidas pela igreja, mas que precisam ser cantadas para que renovemos a lembrança e prática em nossa vida.
Se música também é emoção, importa que essa emoção esteja unida da uma boa teologia, para não sermos levados por qualquer vento de doutrina (Efésios 4). E que fique registrado que chorar ou ficar alegre durante o louvor, longe de ser qualquer pecado, ao contrário, é motivo de regozijo por parte da igreja. A emoção faz parte do cristão!
Deus é mais forte que a morte
Ele vive para sempre
Com Ele eu vou reinar
Eu quero viver
Só quero viver
Se for para Ele, por Ele
Com Ele
E muito embora o nome da música esteja relacionado à morte, um dos grandes questionamentos que temos de fazer é sobre as implicações do que sempre cantamos. Falar da morte de Jesus é essencial, pois E a venceu. Mas a questão toda também é: o que nós fazemos com essa morte? Podemos cantar como na música, “Sim eu vou viver Por Ele” de todo o coração?
Por isso, querido irmão, aproveite as boas músicas, se emocione com o que Deus fez e cante também como uma oração, para que Deus nos ajude a viver a Sua morte em nós.