Ontem descrevi oito estereótipos de líderes de adoração que não sabem bem o que dizer quando estão diante de um grupo de pessoas. Hoje eu queria dar quatro razões pelas quais devemos falar alguma coisa.
1. Amplie
Quando estamos liderando o canto congregacional, nossa primeira responsabilidade é magnificar a grandeza de Deus em Jesus Cristo através do poder do Espírito Santo. Estamos dizendo com Davi: “Louvem comigo a grandeza do Senhor , e todos juntos lhe exaltemos o nome!” (Salmo 34:3)
Quando uso a palavra “magnificar” não estou me referindo à maneira como um microscópio magnifica algo muito pequeno, mas à maneira como um telescópio magnifica algo muito grande que só parece pequeno para nós.
A música pode mover as emoções das pessoas, mas não vai necessariamente direcionar as pessoas a se concentrarem na grandeza de Deus em Cristo. Nossas palavras podem ajudá-las. As pessoas frequentemente vêm às reuniões distraídas, pensando em tudo menos em Deus e vendo Deus como menor do que seus problemas. Além disso, nossas mentes são propensas a “vaguear por aí”. À medida que proclamamos apaixonadamente sua Palavra, suas obras e seu valor, Deus se torna maior aos nossos olhos.
2. Aplique
A segunda razão para dizer algo é que queremos ajudar as pessoas a ver porque as verdades que estamos cantando devem fazer a diferença em suas vidas. Isso faz parte do “ensino e admoestação” de que Paulo fala em Colossenses 3:16. Queremos conectar as verdades da Palavra de Deus e do evangelho às situações das pessoas. Em que mentiras elas acreditam sobre Deus? Que tentações elas enfrentam? Que experiências comuns elas compartilham? Pode ser tão simples quanto pegar uma linha da canção que você acabou de cantar e explicar porque ela deve fazer uma diferença significativa em sua vida e na maneira de ver as coisas.
Uma aplicação específica é geralmente melhor do que uma ampla. É verdade que “Jesus pagou o preço”. Mas geralmente é mais útil dizer algo como,
“Alguns de nós entraram aqui esta manhã, pesados por seus pecados. Pode ter sido algo que fizemos ontem, ou há dez anos. Mas nossa condenação está nos fazendo sentir distantes de Deus e inconscientes do Seu amor. Ouça novamente: “Jesus pagou o preço”. Isso significa que se você confiou no sacrifício substitutivo de Jesus Cristo por seus pecados, podemos dizer com Davi no Salmo 103 “Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.”. Seus pecados não são mais seus para suportar! Jesus pagou o preço”!”
Sempre que procuramos aplicar o que estamos cantando, queremos procurar tornar nossos comentários pastorais e persuasivos. Em outras palavras, não estamos apenas afirmando verdades. Procuramos cuidar da alma das pessoas. E não estamos simplesmente falando de uma maneira desinteressada. Queremos persuadir aqueles que estamos liderando que as verdades que estamos cantando, quando acompanhadas pela fé, são ferramentas poderosas nas mãos de Deus para renovar nossas mentes e nossos corações.
3. Esclareça
Em 1 Coríntios 14:7-8 Paulo diz que devemos garantir que as pessoas entendam o que está acontecendo no culto público. Isso traz à terceira razão para dizer algo – clareza. Qualquer liturgia feita sem compreensão pode se transformar em um ritual sem vida para os que estão presentes. E ao contrário da crença popular, explicar bem as coisas não extingue o Espírito. Pode ser algo bíblico. Reserve um tempo para explicar o que as pessoas podem não entender ou trazer devidamente o peso teológico às palavras e ações que as pessoas podem perder de vista. Aqui estão algumas questões que você pode responder:
Por que cantamos a última música? Por que iremos cantando a próxima música? Por que estamos fazendo algo além de simplesmente cantar? Por que estamos fazendo algo além do que normalmente fazemos? O que acabou de acontecer?
Você pode explicar letras ou frases incomuns (Ebeneezer: até aqui me ajudou o Senhor), assim como os termos comuns (graça, misericórdia, glória). Também podemos esclarecer questões como:
Por que não fazemos isto sozinhos em casa? Por que cantamos? Qual deve ser nossa postura enquanto adoramos? O que estamos aprendendo como igreja?
4. Inspire
Uma quarta razão pela qual podemos dizer algo entre canções é para inspirar aqueles que estamos liderando (embora nem sempre tenha esse efeito).
• Buscar inspirar fé em Deus, porque sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11:6)
• Buscar inspirar esperança em Deus, porque somos chamados a sermos ricos em esperança (Rm 15:13)
• Procure inspirar amor a Deus, porque amar a Deus é o maior mandamento (Mt 22:36-38)
Em meu próximo artigo, vou compartilhar uma série de pensamentos e práticas que têm ajudado a mim e a outros ao longo dos anos.
Você pode ler a Parte Um desta série de artigos clicando aqui.
Publicado originalmente em Worship Matters. Traduzido com permissão.